Subscribe
Youtube
Heart
22 de jun de 2009

Tutorial IrShell Exclusivo!

Você ouve muito deste HomeBrew para PSP mas não sabe usar? Não sabe o que ele faz? ou mesmo para que serve? Pois bem, se você tem um PSP e quer mais emoção nas suas saidas pela cidade ou interior com este portatil, você deveria ter este aplicativo com você. Segue o tutorial do programa que mostra detalhes desde sua instalação até suas aplicações.




Downloads:
Nova versão para as CFW GEN-A até GEN-D3:
Click no link e baixe a versão 5.0, a mais recente.
IrShell (PSP Fat e Slim)
Patch do Irshell (PSP FAT)

Tutorial para GEN-A até GEN-D3:



OBS: O patch aqui postado, não é oficial do grupo GEN, mas por hora, esta funcionando em muitos PSP's. Para quem tem um PSP slim no GEN-D3 full, aviso que o patch não funciona por enquanto. Não sei porque, mas caso deseje usar o Irshell, é possivel fazer um downgrade para um GEN-C e usar que vai funcionar, é apenas na versão D3 que para o slim não esta funcionando.


Para as CFW M33:
IrShell (PSP FAT)
IrShell (PSP SLIM)
PSP Type B
USB FS
Remote Joy 0.16

1ª O que é o irShell?

IRShell é uma shell visual multi-tarefa criada por AhMan no intuito de substituir a XMB do PSP e aproveitar ao máximo os recursos do PSP. Com ele você pode por exemplo ler arquivos .pdf ou jogar enquanto escuta musicas, usar o psp como controle remoto universal, transferir arquivos de um psp para outra via AD-HOC, acessar arquivos no PC via WiFi ou USB, entre muitas outras coisas.

2ª O que ele oferece?

• Rodar homebrews
• Rodar UMD
• Entrar no modo USB (Host e MassStorage)
• Voltar para a Shell ao sair de um homebrew ou jogo
• Explorar pastas e arquivos
• Informações de data/tempo/bateria exibidos
• Controle Remoto(infra-vermelho) para mais de 2000 dispositivos
• Tirar screenshot de homebrews, Jogos, XMB, etc.
• Visualizar imagens (.bmp, .jpg, .png)
• MP3 player que pode rodar em segundo plano nos jogos e homebrew, tem funções básicas como pause/play, parar, avançar, voltar , volume /- e fazer playlists.
• Mudar a velocidade da CPU (mesmo com o homebrew ou jogo em execução)
• Trocar entre o homebrew ou jogo em execução para iR Shell e vice-versa ( para mudar uma playlist mp3, ver foto, enviar arquivos para outro PSP, etc.
• Transferir arquivos para outro PSP via Ad-Hoc .
• Skins/Temas
• Manipulador de arquivos com funções como copiar, colar, deletar ou renomear sendo possível até mesmo com o memory stick usbhost ou nethost.
• É possível fazer coisas como alterar a velocidade padrão da CPU, data/tempo, skin, colocar senha de proteção, configurar o IRShell e suas funções.
• Travar o PSP de forma que uma senha é necessária para continuar
• Compatibilidade com o controle remoto original do PSP para uso das funções do MP3 Player
• Suporte a plugins (EBOOTs e PRX's para rodar arquivos especificos).
• Suporte para navegação no UMD, Memory Stick, USBHost e NETHost.
• Suporte para arquivos através do USBHost (Permitindo rodar diretamente arquivos que estão no PC através do cabo USB como por exemplo música, imagens, homebrew, isos, jogos de psx ou arquivos suportados pelos plugins)
• Suporte ao NETHost (mesmas funções do USBHost porem usando a rede WiFI).
• Funções de despertador, alerta.
• Aviso sonoro de quando a bateria está baixa;
• Rodar arquivos ISO, CSO e UMD Video ISO
• Rodar jogos de PSX incluindo suporte a 2 Jogadores via AD-HOC
• Diversos plugins para abrir arquivos como: PMP, PMP AVC, AT3, PMF, ZIP, RAR, TXT, PDF, 7Z, OGG, HTM, HTML, LUA, CBR, CBZ entre outros.
• Voltar para Shell a qualquer momento pressionando Home e Quadrado simultaneamente.
• Controlador de canais de audio (Com isso é possivel remover música de jogos sem perder o som ambiente permitindo usar suas musicas como trilha sonora do jogo).
• Organizar homebrews em sub-pastas.

Isso tudo muitos já devem saber, e para os que não sabem agora estão sabendo.
Agora você se pergunta: “gostei, mas já segui ou mechi foi muito esse programa e não consegui nada, apanhei muito, até porque não sei muito de inglês e o que realmente me atrapalho foi na hora de configurar. Procurei dados na internet e nada. Como se usa?”

FATO! Muitos usuários não estão acostumados com visual e forma de usar o IrShell, porém neste tutorial vou mostrar que não é difícil, e que apenas detalhes simples é que não deixaram você usufruir ao máximo deste ótimo HomeBrew que inclusive esta na versão 5.0!



Este é um menu padrão de qualquer IrShell, neste tutorial estarei utilizando o IrShell versão 5.0 tanto para o slim quanto pro FAT com as configurações e detalhes à mais para cada modelo.

1ª Instalação

Primeiro de tudo é preciso saber que independente do que for, o IrShell é um HomeBrew, e como qualquer HomeBrew você deve mais do que nunca saber como instalar um no seu MS. De qualquer forma vou explicar de forma simples a partir do pacote que tem para download aqui. Caso já saiba como instalar pule para a [b]Etapa 2 (configuração)[/b].

1ª Conecte o PSP no computador (ou se tiver leitor coloque o MS no seu leitor).

2ª Coloque os arquivos descomprimidos do pacote IrShell na Raiz do seu MS e pronto! O HomeBrew por si só foi instalado já, agora vamos as configurações.

2ª Configuração





Como pode ser possível visualizar na imagem acima estas são algumas das várias configurações do IrShell, mecha a vontade, pois eu não tenho noção de tudo das varias opções configuraveis, mas algumas são bem obvias! Como UMD Mode, POP Ver, POP CPU Speed e Startup Splash. Todas elas são opções que geralmente se encontra no Menu da sua CFW.
De qualquer modo, configure o que achar “utilizável” ou simplismente deixe da maneira como a Screen acima e vamos para o próximo passo.

OBS: A XMB Network for NetHost é a conexão remota do homebrew para com roteadores ou hotspot’s locais….geralmente ele detecta automático, mas caso não se tenha nada do gênero não precisa se preocupar com isso. É apenas uma opção para acessar arquivos no computador remotamente.

3ª Ativando as configurações





Nesta opção vamos ativar seu IrShell a partir das configurações que você já fez e para o programa saber qual CFW você utiliza. Para isso vamos no IrShell ainda na opção Navegador de diretórios(Diretory View) ou pelo atalho padrão “L+Triângulo(/\)” e em seguida navegue até o diretório mostrado na Screen acima:ms0:/irshell/patch/ e em seguida selecione a versão da sua CFW (no meu caso como uso a M33 do Dark-Alex minha versão é a 5.0 M33-6) Então seleciono a 5.00 e seleciono com “ X ” o arquivo BIN dentro desta pasta.
Em seguida ele atualizará a autenticidade da versão e pronto! Seu IrShell pode fazer de tudo! Desde rodar Backups de games até escutar musicas enquanto joga (podendo deixar ou tirar as musicas do game). O problema que muitos tinham que não conseguiam usar o Ir-Shell (inclusive eu) era configurar o patch e o Ir-Shell...depois é só correr pro abraço!

4ª Multitarefa no Slim e rodando games de PSP do PC via USB


Veja o que lhe aguarda:




Para começo de conversa o sistema de multitarefa é somente para PSP Slim por conta da memória RAM extra ganha em comparação ao FAT e ele ainda é um pouco limitado segundo informações sobre o sistema como não poder rodar 2 backups de games de PSP Simultâneos, ele é feito apenas para alternância entre algumas tarefas como Backup de game + HomeBrew (não são todos que são compatíveis).
Multitarefa
Quem tem o Slim na ultima versão M33 e com o IrShell já configurado, basta pelo IrShell rodar um HomeBrew ou Game e em seguida pressionar um dos atalhos que se tem para ir ao menu do IrShell, como “L+Select”. Depois escolher o outro aplicativo que quer rodar (se escolheu game então escolha um HomeBrew, se escolheu HomeBrew então escolha um game). Pronto!
OBS: podem testar rodar dois games que o IrShell não deixará executar....o mesmo se aplica se for rodar dois HomeBrew.

Rodando Backup de games de PSP do PC via USB

1ª baixe o Driver PSP Type B para seu PC e instale-o, somente com ele instalado será possível fazer conexão do USB FS com o IrShell.

Download

2ª Após instalar no seu PC o PSP Type B, baixe o USB FS e descomprima na pasta com seus Backups de games.

Download

OBS: É ele que permite que o PSP veja os dados existentes na raiz onde o programa USB FS esta. Então descomprima os dados no local certo ou então arraste as ISO’S ou CSO para a pasta do USB FS onde você descomprimiu.

3ª Execute o IrShell no seu PSP e no PC execute o executável USB FS. Em seguida, no Irshell vá na opção: “Toggle USBHost” repare que na tela do PC aparece a mensagem de confirmação de conexão via USB.

4ª Após isto, pode minimizar o USB FS do PC e no IrShell ir para a opção: Diretory View e seguir para a unidade mostrada na Screen:





5ª Pronto! Você vai obter a visualização de todos os arquivos onde o USB FS está e podendo jogar seus games sem precisar de um MS hehehe (apesar de que portátil pra se jogar no PC é dose...na minha opinião a graça é jogar em qualquer canto, sem limitações).

Rodar Tela do PSP na tela do PC

O Tutorial segue o mesmo esquema de rodar os games do PSP que estão no PC pela USB, contudo usando outro programa que pode ser baixado no inicio do tópico. E como ja achei o tutorial bem explicativo no youtube, então vou postar o video aqui:



Instalar Plugin Remote Joy

Para instalar, copie o arquivo [b].prx[/b] do plugin para a pasta "SEPLUGINS" do seu Memory Stick e ative-o. Depois, conecte o PC ao cabo e rode o arquivo ".EXE" em seu PC.

Vantagem do IrShell no PSP FAT

Modo "learning" para o PSP Fat. Agora para usar o infravermelho, basta apontar o controle para o PSP e ir apertando os botões para o iRShell aprender os códigos, fazendo assim você agora tem um controle sobre qualquer televisão, sem precisar de uma lista que não se pode atualizar (pelo contrário agora você terá sua lista que você mesmo vai atualizar sem problemas).



4 comentários:

indavao disse...

hi.. just dropping by here... have a nice day! http://kantahanan.blogspot.com

indavao disse...

hi... just dropping by!
http://www.fileafro.com
http://mobileandetc.blogspot.com
http://kantahanan.blogspot.com

tagskie disse...

hi.. just dropping by here... have a nice day! http://kantahanan.blogspot.com/

JanuskieZ disse...

Hi... Looking ways to market your blog? try this: http://bit.ly/instantvisitors