Subscribe
Youtube
Heart
26 de nov de 2011

Android e o mundo!

Olá a todos que acompanham meu blog, gostaria de desejar primeiramente um obrigado a todos vocês pelas mais de 40.000 visitas e mais de 20.000 usuários fixos em todo o globo. Sem vocês eu não teria motivos ou razões para disponibilizar e ajudar todos aqueles que buscam qualidade em conteúdo e explicações sobre tecnologia, hacking e tutoriais para ajudar os mais novatos no assunto. Hoje irei abordar finalmente sobre o Android, o mais novo e moderno sistema da google baseado em um dos melhores sistemas operacionais já criados, o Linux (este da imagem abaixo).

Concerteza você navegando na internet ou mesmo assistindo televisão deve ter observado este garoto, porém  talvez nunca soubesse exatamente o que era e o porque de aparecer em tantos lugares. Não se preocupe, este tópico é para você que não sabia e para você que já sabe do que estou falando.
Android é um sistema operacional para celulares ou dispositivos portáteis (Gadgets), o que em outras palavras quer dizer que os celulares de algumas marcas como Sony, Motorola e Samsung tem modelos ou linhas com um sistema operacional da Google chamado Android. Ainda esta em dúvida? explicarei melhor.
Todo celular, desde a época do seu antigo Nokia ou celular de modelos mais antigos, já tinham um sistema instalado neles para funcionar, desde abrir uma agenda ou jogar um Snake era tudo feito pelo sistema do seu aparelho, a questão é que os sitemas daquela época não eram avançados, até porque não se tinha recursos para fabricar na época celulares com uma maior quantidade de memória para o sistema ou mesmo um processador mais potente. Com o tempo a Nokia foi se destacando em celulares com mais recursos e velocidade através do sistema Symbian (desenvolvido pela própia fabricante), e que é famoso até hoje. Entretanto, com os recursos que os celulares atualmente possibilitam como câmeras, GPS e conexão wi-fi, os Smartphones (como é chamado celulares multi-uso) foram ganhando espaço no mercado e a Apple começou a se aproveitar desse mercado e ganhando muitos fãs com o famoso iPhone.
Porém, com as limitações que o celular dava ao usuário com relação ao uso da operadora e as licensas para desenvolver aplicativos para o aparelho (entende-se os desenvolvedores e programadores), a Google nesse mesmo período já analisava o lançamento de um sistema que pudesse concorrer com o iOS, o que em 2008 é feito o lançamento do primeiro aparelho da Google utilizando o sistema chamado "Android", o HTC Dream que tinha uma câmera de 5mp traseiro, 2mp frontal para video-chamada, GPS e entrada para cartão de memória MicroSD.
Porém o sistema sempre tinha uma falha que deixava a desejar com relação ao iPhone, em termos de teclado para discagem rápida e outros recursos que no começo o sistema não tinha.
Agora, em 2011, entrando em 2012, a Google tem um sistema que é incrível, sua portabilidade para atualização é constante e os fabricantes sempre tem em mãos os códigos fonte para adaptar aos seus aparelhos. Contudo devo ressaltar que um aparelho que tenha android não quer dizer que ele bom, como em um computador, as configurações e até a marca do aparelho influênciam no tipo de qualidade que você terá.

Atualmente de todas as marcas e fabricantes que se tem no mercado, a melhor parceria e suporte que se tem no momento é a Samsung, pois o Galaxy S e o seu mais novo modelo, Galaxy S II são mais que perfeitos, eles apresentam suportes oficinais e não oficiais pela equipe xda-developers, que sempre lançam Custom Roms (sistemas personalizados) que oferecem recursos a mais ou melhoram a velocidade do seu aparelho. Para maiores detalhes do aparelho e sobre sua escolha em ter um celular com sistema Android, acesse www.ultranalise.blogspot.com e veja o artigo sobre celulares Android.

Depois desta resumida introdução sobre o Android, vamos agora falar sobre um problema que enfrentei esses dias e os usuários que tiverem um Galaxy S em mão concerteza devem ter caso desejem atualizar seus aparelhos ou instalar uma Custom ROM, porém ficam confusos com tantas informações.
- Primeiramente devo ressaltar um dado importante que você deve saber:
Existem 13 séries diferentes do seu aparelho Galaxy S, e esta é a informação que você precisa saber para realizar qualquer procedimento em seu aparelho identificando-o.
Para o Galaxy S da Samsung, existem apenas 5 séries derivantes que são: i9000 Internacional, i9000B Brazil, i9000L Chile, i9000M Vibrant Bell, i9000T Latin America.

Sabendo a série do seu aparelho, você já pode ter certeza que qualquer atualização ou instalação de programas em seu aparelho esta mais do que apto a funcionar perfeitamente, digo isso, pois quando você for procurar atualizações na internet, sempre os programadores utilizam como referência o modelo que pode utilizar da atualização e caso você utilize de um modelo diferente isto pode trazer problemas sérios ao seu aparelho e dependendo da situação causar um Full brick (Aparelho morto sem sinal de vida, um perfeito peso de papel).

- Segundo, depois de ter em mente isso, o próximo passo é saber a versão da atualização que deseja ter e se tem para seu modelo, por exemplo Eclair 1.5, Froyo 2.2, Gingerbread 2.3 e segue este raciocínio. Isto porque o Google, de modo a facilitar a identifiação de suas atualizações, colocou nomes, o que com o tempo você acaba entendendo e decorando por uso e leitura. Ter a ultima versão no seu celular é o desejado, entretanto, nem sempre a versão oficial consegue sair junto com o lançamento de um novo aparelho com o sistema, e para isso existe a equipe XDA, que faz um esforço incrível e sem palavras para nos trazer estas atualizações sem cobrar nada em troca, entretanto eles aceitam doações e acho mais que merecido ajudar nem que seja com pouco para insentivar esse tipo de trabalho.

Eu no começo apanhei muito sobre isso, pois achava que a limitação era pela terminação de letras da firmware, como XXJVQ ou XXJVJ e isso quase que me custa um valioso tempo e dinheiro se algo acontece-se de errado com meu aparelho.
Tenho comigo 2 celulares Galaxy S, sendo eles um i9000 Internacional e outro i9000B, o primeiro instalei uma Custom ROM do famoso Darky`s ROM, que na minha opinião pelos recursos e opções é o melhor Custom ROM na internet até o momento. Já o segundo eu baixei e instalei a versão Gingerbread 2.3.3 oficinal pelo Odin (programa não oficial para instalar ROM).
Ambos funcionam muito bem e utilizando de todos os recursos do hardware do celular como o GPS e a TV digital (i9000B somente).

- Terceiro e não menos importante, sempre veja as observações sobre a instalação, isto quer dizer as condições que o seu aparelho deve se encontrar para seguir com os processos de atualização ou instalação de uma Custom Firmware. Em alguns casos, o aparelho deve estar desbloqueado (operadora) e com Super Usuário (Root).
Para quem não sabe, assim como no Linux, o Android tem o usuários com privilégios comuns e o Super usuário que permite ter acessos mais profundos a dados do sistema e autenticação para fazer uso de certos espaços restritos ao usuário comum. Você deve se perguntar agora o por quê de esse recurso não já vir habilitado nativamente. Bem, como qualquer fabricante pensa, nenhum usuário vai ter o interesse em fazer acessos a partes do sistema que não lhe tem interesse, além de poder talvez aumentar as chances do usuário realizar um problema no sistema caso não saiba exatamente no que esta mechendo. Por isso o acesso Root não vem habilitado, entretanto eu estou a  8 meses utilizando o Android e modo Root e nunca tive problemas em travar, congelar ou mesmo comprometer o sistema do meu aparelho celular. Porém eu sempre tive cuidados em saber os aplicativos que instalo e programas que baixo na internet pelo celular para não ter esse tipo de risco.

Segue logo abaixo links de sites que me ajudaram muito e espero que ajude vocês também.


Em breve colocarei videos e imagens para tutoriais nessa seção para ajudar aos usuários que ainda tiverem dúvidas sobre o assunto, porém caso deseje uma resposta imediata, basta me mandar um email pelo suporterx@gmail.com ou um comentário nesta página do blog que rapidamente irei responder.

Abraços e até a próxima!



0 comentários: