Subscribe
Youtube
Heart
3 de nov de 2011

Grim Fandango Completo

Olá a todos, hoje venho trazer uma nova seção ao blog chamada de Games Retro. Nesta seção como o nome diz, retrata sobre os jogos de tempos mais antigos, tempos que você talvez nem ao menos nascerá, porém são classícos, tão classícos que a qualidade para a época era surreal. No Brasil, isso teve uma repercussão ainda maior, pois a dublagem dos jogos além de bem feita, continha diálogos inteligentes e com vozes de característica perfeita para o personagem ou narração.


Contarei a história de um game que realmente me chamoua atenção e que nem ao menos conhecia sua existência até pouco tempo chamado "Grim Fandango".
Jogo da época de 1998.

Abertura Dublado:


Abertura Inglês:

 Ele foi feito pela Lucas Art e que devo reassaltar, foi um dos melhores trabalhos da empresa depois da série de jogos Star Wars. O jogo vem com uma proposta simples e com uma comédia muito envolvente sobre o mundo dos mortos. Você controla o senhor Manuel Calavera, conhecido como Manny, um agente de viagens no mundo dos mortos e um ceifador no mundo dos vivos (a morte como ilustra muitos desenhos). A Terra dos Mortos, de acordo com as crenças astecas, é um lugar real pelo qual as almas viajam durante quatro anos, até chegar o nono submundo, sua derradeira morada. Para ajudar as almas no longo percurso, os mortos eram enterrados com dinheiro, comida e até cachorros. O folclore mexicano acrescentou humor e diversão a tais crenças, comemorando dias especiais a cada ano, quando os mortos retornariam como convidados de honra para visitar os entes queridos. Para essas festas, fabricavam bonecos de papel machê, sob a forma de esqueletos, vestindo-os com trajes tradicionais ou contemporâneos. Neste lugar os mortos tem que viajar 4 anos para chegar ao nono submundo, terra do descanso eterno, porém existem agentes como Manuel Calavera para dar conforto ou encurtar esta cansativa viagem, podendo a partir dos recursos ou modo de vida do morto pegar um luxuoso trem chamado de "Número 9" que o leva para o nono submundo em 4 minutos ou invés de 4 anos ou um carro esportivo, porém E como será Manny? Bem, não se pode dizer que seja uma vida fácil - ele acabou de deixar uma vida não-tão-perfeita e esta tentando quitar sua "dívida" trabalhando no Departamento da Morte. Sua função é atuar como agente de viagens, coletando almas na Terra dos Vivos (o que é chamado de "ceifa", pois o Departamento da Morte equipa seus agentes com foices) para então vender-lhes o melhor pacote de viagem possível para sua jornada pela Terra dos Mortos. Mas de repente as coisas começam a ficar complicadas para Manny, e tudo por causa de uma mulher. Ele precisa pôr o pé na estrada para dar um basta à ação das perversas almas que transformaram a vida no Além em um jogo cruel. Só assim as boas almas poderão descansar em paz. E a partir disso começa sua aventura para descobrir mais sobre a vida de Manuel Calavera , o mundo dos mortos e os problemas que acorrem recentemente no mundo dos vivos e dos mortos.

O jogo tem uma jogabilidade em 3D, sendo em terceira pessoa, single player e com uma interatividade que para a época eu fiquei impressionado, pois você pode correr, abrir portas, subir escadas e muito mais somente chegando perto do objeto e apertando ENTER. Os gráficos são bem feitos, digo para o estilo que a produtora desejou para o jogo, com um traço mexicano misturado com um ambiente Noir (filmes norte americanos de máfia). Esta mistura ao meu ver combinou muito com o ambiente dos mortos e principalmente para as expressões de rosto dos mortos.

Estou colocando o jogo na versão português (Audio e texto) e na versão em inglês,  ambas na minha opinião são ótimas, contudo eu gosto da versão em português porque gosto muito da atuação e trabalho dos dubladores.
Estes arquivos são puramente para entretenimento e para que as pessoas possam conhecer sobre jogos muito bons e classícos, porém nunca souberam de sua existência, porém como o jogo não se encontra mais no mercado para compra, estou disponibilizando ele completo aqui.
Lembrando que o jogo roda em qualquer computador e sistema operacional Windows, graças a Equipe ScummBR que com o esforço do "mmoreira" criaram este patch que permite a instalação e atualização do jogo. Mais detalhes sobre a instalação, basta ler o arquivo "Leia-me" que eu escrevi explicando sobre o passo a passo da instalação.
Lembrando a todos que deve-se executar o jogo em modo de recompatibilidade Windows 98, mesmo usando o patch e o launcher personalizados para rodar em Windows mais recentes e que todos os programas e arquivos necessários se encontram junto com o jogo, porém irei colocar o patch e tradução separados para os que já tem o jogo, mas não conseguem rodar em Windows mais recentes.

Legendas em português na versão em inglês e atualização para 1.01 caso não esteja atualizado pela equipe ScummBR e o usuário "mmoreiro":
Para os que gostaram do trabalho da equipe ScummBR, existe uma conta PayPal do projeto para doações, eu mesmo gostei muito do trabalho da equipe e pretendo realizar uma doação generosa, lembrando que doar não tem limite, qualquer valor conta, e para quem faz algo para outros sem ter intenção nenhuma de receber algo em troca é um reconhecimento e tanto.
4Shared - GFANDANGO_PATCHBR.zip
Servidor ScummBR - GFANDANGO_PATCHBR.zip

Atualização do jogo para 1.01 e correção de problemas e bugs:
Servidor Lucas Art FTP
Fan Site DOD

Patch para instalação do jogo e execução em qualquer versão Windows:
http://quick.mixnmojo.com/software/grim-fandango-setup

Download Grim Fandango Dublado + Patchs
Servidor: MEGA (novo Megaupload) 07/08/2013
Link Único

Download Grim Fandango Inglês
(Link quebrado, Servidor MEGA em breve)
08/08/2013

Um detalhe para todos que tiverem problemas para passar por algum ponto do jogo, ou sentirem que o jogo anda muito rápido, façam uso do programa CPU Killer para diminuir o processamento do jogo.
Para os que não souberem usar o programa, eu elaborei um pequeno tutorial abaixo, espero que gostem.

Tutorial CPU Killer

1 - Instale o programa em seu computador normalmente em qualquer diretório.
2 - Execute o programa
3 - A partir daqui, você pode realizar de duas maneiras para jogar o Grim Fandango sem problemas de aceleração inesperada em quebra-cabeças do jogo ou animações, e eu recomendo fortemente a segunda opção, porém irei ilustrar as 2 opções.


1 Opção:
Como marcado na imagem acima, basta arrastar a barra que se encontra dentro da área vermelha e colocar em 40% de "Slow down factor" e clicar em seguida "Start".
Porém eu não recomendo, pois isto faz com que o programa deminua a velocidade do seu processador, mas para todos os aplicativos que você executar no Windows, ou seja, se tiver usando outros aplicativos enquanto joga Grim Fandango, estes também iram usar somente 40% do seu processador. A não ser que você feche o programa.

2 Opção (Recomendado):
Como na imagem acima, click em "Preset", e em seguida "New". 
Você vai visualizar a imagem abaixo:

Agora, você vai configurar para que o CPU Killer diminua o processamento em um aplicativo somente, além de ser mais prático, ele resume seu aplicativo da ultima vez que foi executado, ou seja, mesmo você salvando seu jogo no Grim Fandango, o CPU Killer resume o jogo de onde você parou depois que você saiu do jogo e ou reiniciou a maquina (não sei se foi acaso ou se é recurso do programa, mas na dúvida, teste antes de querer fazer uso).

1- Primeiramente configure o nome do Preset, você pode colocar qualquer nome, no meu exemplo eu usei "GrimFandangoLauncher", mas você pode usar qualquer nome, lembrando que não deve conter caracteres especiais ou espaço.
2 - Depois selecione o Launcher do jogo Grim Fandango na opção "Apptolaunch", se você criou um atalho na área de trabalho, basta selecionar o atalho que ele irá acessar a raíz do programa autmáticamente, caso contrário, você deve navegar aonde o Launcher do jogo se encontra e seleciona-lo.
3 - Mecha na barra  da opção "Speed" que esta destacada dentro do quadrado vermelho como mostra na imagem acima e coloque a velocidade de processamento para o aplicativo, que será 40%.
Pronto, após isso, basta salvar e executar o preset no programa CPU Killer, que ele irá chamar o jogo e executar como em uma maquina na época do Windows 98.

Aproveitem e por favor comentem suas opiniões sobre o jogo, seus comentários são sempre bem-vindos!

9 comentários:

Anônimo disse...

O melhor jogo de aventura de todos os tempos.

Ótima dica.

RX-Strider disse...

De nada Anônimo, é uma satisfação receber contato de pessoas que sempre desejam conteúdos de qualidade e dicas sobre os problemas que muitos usuários as vezes enfrentam porém nunca acham uma resposta a nível de suas dificuldades.

Abraços e aproveite!

Rafa disse...

Po, parabéns pelo post! Completo e bem informativo! Gostaria muito de baixar pra jogar no Windows 7, pena que o link tenha expirado =/

RX-Strider disse...

Rafa, estarei realizando o reupload tudo bem?
Estou vendo no servidor Filecloud.io que parece estar melhorando bastante os serviços para hospedagem.
Já que o MediaFire anda limitando os uploads dos usuários agora.

Até segunda (26/11/12) esta atualizado os links tudo bem?

Obrigado pelo comentário e continue a nos dar este apoio e sugestões.

Anônimo disse...

Parabens pelo post e pela sua boa vontade!

Anônimo disse...

Bom dia, RX-Strider!

Pode colocar o jogo novamente no File Cloud? É muito difícil encontrá-lo, ainda mais dublado! E a dublagem é mesmo sensacional.

Muito obrigado!

RX-Strider disse...

Irei fazer o reupload em outro servidor.
Esta ficando dificil achar bens servidores, mas estarei colocando agora em 2 para diminuir ocorrido ok?

Desculpe a demora em responder seu post, são conturbadas as tarefas que tenho como "ser humano" XD

Mas ate amanha estarei disponibilizando ok?

Anônimo disse...

ola RX-Strider por favor Não consigo baixar pelo link do mega se puder fazer o up novamente ficarei muito grato abraço

Marco Antonio disse...

Olá! Parabéns pelo ótimo post!
Queria baixar a versão dublada, mas o link do dropbox está off. Poderia atualiza-lo?
Muito obrigado!